Vida

Vida

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O emocional no trabalho de parto....

Hoje dedico meu dia a um parto ao qual me marcou... 
Apesar de ter tido vários partos no plantão em torno de 10 partos, esse realmente valeu o plantão tumultuado. O nome dela é Marta; 
Estava com o braço e a perna imobilizada devido há um acidente de moto,  ao qual teve que ser realizado cirurgia. Apesar do quadro de imobilização, estava no começo do plantão tranquila, acompanhada da irmã, e estava com 35 semanas, neste caso um trabalho de parto prematuro expectante, já que sua bolsa já havia rompido.
Ao seguir o plantão, a irmã me procurou e disse que as dores de Marta haviam aumentado e muito, fui examiná-la e ao realizar o toque pude constatar que já estava com 4 cm com o colo fino, isto significava que com as dores ela iria dilatar rápido.
Marta já não estava tão amigável ou tranquila, chorava muito e pedia remédios para poder passar a dor do trabalho de parto, expliquei que poderia medicá-la, lógico porém no franco trabalho de parto os remédios não fazem efeito já que o bebê queria nascer. O trabalho de parto de Marta estava taquitócico ou precipitado, dores intensas, não podia levantar devido sua perna imobilizada, descompensada com a dor, mas já estava com 9 cm, começo a pular da cama, falava que queria se matar, pedia para matá-la, batia em seu rosto com a tala de seu braço, tentávamos acalmá-la sem sucesso, mas até que o bebê já começa a nascer, e assim olhei fixamente em seus olhos e disse: "Marta confie em mim e tudo vai dar certo, sei da sua dor, sei do seu medo mas você vai conseguir..." E assim nasce o pequeno bebê ao qual não tinha nome ainda, mas após seu desprendimento, Marta acalmou-se, chorou e abraçou seu bebê!. Fiquei ao seu lado o tempo todo para não ter surpresas com suas atitudes inesperadas. O bebê pequeno de tamanho, peso e idade gestacional, foi encaminhado há UTI para poder receber cuidados intensivos e a mãe encaminhada a maternidade.
"O trabalho de parto é, para a mulher, um momento de transformações físicas e intensidade emocional, em que ela pode experimentar diferentes sentimentos e sensações, tais como medo, angústia, alegria, tristeza e alívio de diferentes formas, desde a contenção à expressão de sensações físicas e emocionais. Dessa forma, a parturição constitui um fenômeno no qual os fatores fisiológicos, sociais, culturais e psicológicos interagem ao longo do trabalho de parto".
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário