Vida

Vida

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O protagonismo do parto normal.

 Hoje dedico o meu dia a uma mulher guerreira, lutadora, tranquila, sorridente e acima de tudo mãe.... Seu nome Maria Cidalia, já no seu quinto filho, todos normais, estava em trabalho de parto sereno, realmente muito tranquila, gostoso de conduzir...
Minha aluna Fernanda muito aplicada e dedicada, passou o tempo todo ao seu lado, devido não ter acompanhante as duas criaram um vínculo. Pude notar que não haveriam gritos ou agitações, mas se ela decidisse gritar não haveria problemas, mas houve apenas sorrisos...e as duas tranquilas aguardavam o grande momento do nascimento de Wellington, após 11 anos do seu ultimo parto viria o rapaizinho ao qual estava ansiosa aguardando.
Maria Cidalia só prova que a mulher é a protagonista de seu parto, que no minimo um parto respeitoso, ao qual na verdade a equipe está ali apenas para acompanha-la e nada mais.
Mesmo sendo um mecônio tudo estava sendo controlado a cada 1 hora e a vitalidade fetal estava sendo acompanhada rigorosamente por mim professora e pela minha aluna Fernanda.
"Devolver à mãe a confiança em sua capacidade de dar à luz. 
Olhar a futura mãe em toda sua dignidade de mulher.
Mudar o eixo de atenção do parto centrado na equipe de saúde (médicos e auxiliares) para a mulher em trabalho de parto".
http://www.partohumanizado.com.br/cap3.html

As horas passavam e nós na expectativa, examinei e pude notar que estava na grande hora de Wellington nascer, Fernanda tb ansiosa já se paramentava e agora só esperar o grande momento. As 06:15hs nasce Wellington de parto normal, forte, choro vigoroso, colocado no contato pele a pele e Maria Cidalia agora não só sorria mas chorava tb de alegria por estar com ele nos braços... abraçada e olhando-os nos olhos. Wellington nasceu com peso de 3630 kg, saudável e gordinho. Minha aluna orgulhosa e humanizada parabenizava Maria, pois tudo só foi possivel por ela, somente ela.

"Humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto.Humanizar é respeitar esta fisiologia, e apenas acompanhá-la.Humanizar é perceber, refletir e respeitar os diversos aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e de sua família.Humanizar é devolver o protagonismo do parto à mulher.É garantir-lhe o direito de conhecimento e escolha".

Maria foi um prazer poder fazer parte desse seu momento... obrigada por permitir estar ao seu lado...