Vida

Vida

domingo, 20 de abril de 2014

O ato de Humanizar ...

Hoje dedico meu dia a duas mulheres:

Uma chamada de Vanessa, que pariu sua filha Kemilly de 4.280 KG, de parto normal, sem ajuda de ocitócitos, com episiotomia lateral, acompanhada do marido, que ficou ao seu lado o tempo todo, devido não ter tido tempo de levá-la ao convênio médico. Kemilly nasceu vigorosa, corada, chorando forte. O pai cortou o cordão de sua filha, sorriu, participou. Casal novo porém unido, sendo que já era o segundo filho do casal.

E a outra chamada Marizete, que pariu sozinha, sem acompanhante, em silêncio, sua pequena Maria Eduarda com 2.900KG, de parto normal, sem lacerações ou episotomia, tve o períneo integro, sem gritar, chorar apenas abraçou sua bebê com força, dizendo "que pequena minha princesa".

Essas duas mulheres fortes, determinadas, a primeira chegou com dilatação total e a segunda em trabalho de parto há 12 horas sem reclamar ou indagar tal demora.
 Pude participar de momento diferentes ao qual as duas estavam parindo suas filhas na páscoa, momento ao qual não tinham idéia de que estariam tendo suas filhas.
A primeira amparada pelo esposo cuidadoso a outra sozinha sem acompanhante.
Tentei ficar mais próxima de Marizete, ela com aquele olhar de dor, porém controlado, confiou no meu trabalho, atendeu a todas a minhas orientações...

No parto humanizado o atendimento é centrado na mulher, que é tratada com respeito e de forma carinhosa, podendo desfrutar da companhia da família, caminhar, tomar banho de chuveiro ou banheira para aliviar as dores. As intervenções de medicamento, aceleração do parto ou mesmo o tradicional corte vaginal acontece somente quando é estritamente necessário.

As duas tão diferentes, mas em momentos tão parecidos. O meu papel como enfermeira não é julgar, apenas realizar o meu trabalho com humanização conforme a situação de cada mulher.

Humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto.
Humanizar é respeitar esta fisiologia, e apenas acompanhá-la.
Humanizar é perceber, refletir e respeitar os diversos aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e de sua família.
Humanizar é devolver o protagonismo do parto à mulher.
É garantir-lhe o direito de conhecimento e escolha.


Um comentário:

  1. Ajuda muitoooo com q equipe hospitalar principalmente enfermeira atende bem a paciente, ela ja vem aflita ansiosa e tudo que precisa é de alguem que lhe passe confiança e estabilidade, parabens pelo seu trabalho amiga!

    ResponderExcluir