Ontem eu dediquei o meu dia a Suellen, menina com 17 anos, assustada, em trabalho de parto, porém tentava ficar calma.
Eu não estava escalada no pré-parto mas passei pelo setor e comecei a ajudar minha colega, e ao examinar a Suellen, a mesma toda agitada pedia por cesárea, com 4 cm e ainda no inicio do trabalho de parto. Olhei para ela e orientei quanto a diferença do parto normal e o parto cesárea.
Perguntei a mesma; mas qual a indicação para ser parto cesárea, e ela chorosa disse a dor enfermeira!
O grande medo de toda mulher é a dor. Que varia muito de pessoa para pessoa e que ela pode ser aliviada de forma natural, com massagens nas costas, aromaterapia, banhos de chuveiro ou de banheira. O tempo em que a gestante fica em trabalho de parto também pode ser variado. Em geral a primeira gestação leva em torno de 16 horas, já as demais o tempo chega a 12 horas.
Tentei acalmá-la e expliquei o quão maravilhoso era ter um parto normal, que ela não deveria encarar como algo ruim ou até mesmo sofrimento, que ela estava ali para dar a luz a vida, que sendo muito jovem não deveria pensar daquela forma, que a cesárea é um procedimento de grande porte ao qual há riscos.
Expliquei que colocamos a gestante para fazer alguns exercícios em bola de parto e outros aparelhos para recolocar o bebê em posição para o parto.
Que monitoramos o tempo todo, com o cardiotoco e o partograma, que é um gráfico para avaliar a evolução do parto e no caso de necessidade de intervenção e em ultimo caso encaminhamos para a Cesárea. Além do fator humano e sentimental o parto natural também oferece uma recuperação mais rápida para a mãe e menos risco para o bebê, isso por que ao nascer de parto natural ele corre menos risco de aspirar liquido e também de infecções.
Examinei e já estava com 6 cm, bolsa integra eu orientei quanto fazer exercícios com a bola, deambulação e banho terapêutico. Tudo natural, com calma e muita respiração.
Assim após algumas horas, nasce a Geovana de parto normal, mãe tranquila, sem um só grito ou apavoramento, perineo laceração de primeiro grau em mucosa, a bolsa das águas rompendo no momento do expulsivo, tudo muito natural...
Suellen agora deixava de ser menina e nascia uma mulher...
Obrigada meu Deus por mais um parto...
Nenhum comentário:
Postar um comentário